19 de dezembro de 2008

CRONOLOGIA

2000 – Nasce em Euclides da Cunha, no dia 27 de março, a Companhia Teatral Farinha Seca, no palco do auditório do colégio Educandário Oliveira Brito, dirigida por Alfredo de Lima Silva Junior, que realizou oficinas de teatro para os estudantes daquela escola. No mesmo ano monta a peça O Auto da Compadecida, do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna.

2001 - Continua a temporada d’O Auto da Compadecida, viajando pelos vilarejos do Município.

2003 – Interrompe os trabalhos depois da morte do ator Eduardo Cavalcante, que morre afogado. Retorna aos palcos com a montagem Antônio, Meu Santo! comédia inspirada na literatura de cordel, onde quatro beatas, devotas de Sto. Antônio, se reúnem em novenas para pedir ao santo casamenteiro um homem.

2003 – Monta O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, espetáculo que tem curta temporada pelo fracasso de público.

2004 – Ganha os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Ator (Ednael Marcos), Melhor Atriz (Luciene Dias) no I Festival de Teatro de Euclides da Cunha, pelo espetáculo
Antônio, Meu Santo!
2005 - Chega aos palcos da cidade o drama O Santo Aborto, peça baseada no romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz. Vence o II Festival de Teatro de Euclides da Cunha, levando para casa os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Ator (Ednael Marcos), Melhor Atriz (Luciene Dias), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora. Leva ao público a adaptação de Deus e o Diabo na Terra do Sol, baseado no filme homônimo de Glauber Rocha

2006 – O grupo dissolve-se depois de brigas internas com a Direção. Nasce, depois de os componentes reatarem as relações, a peça infanto-juvenil O Menino e o Louva-a-deus, vencedora do III Festival de Teatro de Euclides da Cunha, cujos prêmios foram para Melhor Ator (Cleilton Silva), Ator Revelação (Vinícius José), Atriz Coadjuvante (Daiane de Souza), Figurino, Trilha Sonora e Direção (Alfredo Jr), Monta Grande Sertão: Veredas, tendo no elenco os atores Carla Soares e Felipe Benevides (Milagre na Baía). Paralelamente, viaja com espetáculos de rua vindos da literatura de cordel: Cordel da Cumade Cocota e O Menino Que Queria Comer Bosta.

2007 – Depois de ser engavetada, surge a montagem A Máquina, com um projeto independente intitulado Pano de Boca, sob a direção do ator Cleilton Silva.

2008 – É convidada pela ONG Associação dos Filhos e Amigos da Cidade de Euclides da Cunha (FACE), para a montagem do espetáculo Voto Vendido, Consciência Perdida com teatro de mambembe. Participa, em outubro, do V Festival Intermunicipal de Teatro Amador (FITA) em Mata de São João, Bahia, recebendo 6 indicações, ganha 3 troféus do Prêmio Lázaro Ramos de Melhor Espetáculo (A Máquina), Melhor Atriz (Carla Soares) e Melhor Atriz Coadjuvante (Gildinha Passos).



Nenhum comentário: